
O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Marília divulgou nesta segunda-feira uma nota em repúdio ao ataque racial contra o arquiteto Pedro Leonardo Negreiros Bonani, chamado de ‘macaco’ em mensagem de um empresário na cidade.
A nota destaca que o caso não é isolado e representa “mais um pedaço do racismo estrutural que permeia nosso dia-a-dia”.
O ataque foi feito durante conversa sobre obras em uma casa comprada pelo arquiteto que estaria apresentado problemas há dois anos. Foi registrado há uma semana, após troca de mensagens por celular no dia 5. Veja abaixo a nota do conselho.
“Perante de mais um caso intolerável de racismo na nossa cidade, o COMPIR (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial) por meio desta nota vem, repudiar esse ato criminoso.
O caso ocorrido com o arquiteto Pedro Leonardo Negreiros Bonani, não é um acontecimento isolado, é mais um fato, mais um pedaço do racismo estrutural que permeia o nosso dia a dia, a nossa sociedade, nossas relações; marginalizando, segregando; oprimindo, banalizando cada vez mais a desigualdade e evidenciando como é custosa a busca por justiça.
Esse fato também traz à tona o quanto é importante o combate ao racismo e sua cultura, a importância de romper esses elos; com ferramentas que de fácil acesso como o Disque 100, com ações, colaborações e proposituras para sua erradicação.
Nos do COMPIR repudiamos os ataques sofridos por Pedro Leonardo, e nos solidarizamos e nos colocamos à sua disposição. Reafirmamos nosso compromisso de enfretamento e resistência frente ao racismo, homofobia, xenofobia e tantas outras formas de opressão que nos impede de avançar na construção de uma sociedade com equidade e justiça.”