O médico anestesiologista Teófilo Augusto Araújo Tiradentes, da Santa Casa de Misericórdia de Marília, recebeu no Rio de Janeiro o TSA (Título Superior de Anestesiologia), conferido pela Sociedade Brasileira da especialidade após duas provas – uma escrita e uma oral – com alto nível de exigências.
É a segunda grande conquista do profissional neste ano. Teófilo recebeu no primeiro semestre a aprovação no EDAIC (European Diploma of Anaesthesiology and Intensive Care/Diploma Europeu de Anestesiologia e Terapia Intensiva), emitido pela ESA (European Society of Anaesthesiology/Sociedade Europeia de Anestesiologia)
“Divido estas conquistas com toda a equipe do SAM (Serviço de Anestesia de Marília) e fico contente de poder compartilhar o conhecimento na Santa Casa de Marília, que a cada dia vem se modernizando e proporcionando melhores condições de trabalho aos profissionais”, destacou Teófilo.
Melhorias promovidas no Centro Cirúrgico da Santa Casa de Marília vêm sendo bastante elogiadas pelas equipes profissionais que atuam no setor.
A unidade foi completamente reformada, recebeu portas automáticas, workstations de anestesia – em substituição aos carrinhos de anestesia antigos, ultrassom para ser utilizado para bloqueios anestésicos e analgésicos de nervos periféricos, acessos vasculares e cuidados anestésicos “Point of Care”, bomba de infusão própria para a aplicação do método de anestesia venosa TCI (Target Controlled Infusion), novos equipamentos de neurocirurgia e instrumentos cirúrgicos como os novos bisturis ultrassônicos e as torres de vídeo de alta resolução.
O Serviço de Anestesia de Marília nasceu com a união de grandes anestesiologistas de Marília, convidados a fazer parte do grupo pelo médico anestesiologista José Maurício Assef, que continua atuante junto ao SAM.
Em 1972, o médico Nelson Casadei deu o primeiro passo no sonho de iniciar a formação de médicos especializados em Anestesiologia na Santa Casa de Marília.