Marília

Marília 92 - Assistência vê aumento de demandas mas aponta rede de serviços

Marília 92 - Assistência vê aumento de demandas mas aponta rede de serviços

A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Marília, Wânia Lombardi, aponta aumento de demandas e exigências de ampliação do atendimento na cidade mas diz que uma rede de serviços cria estrutura inédita em diferentes áreas.

População em situação de rua, alimentação, vulnerabilidade social em comunidades, atendimento a crianças e adolescentes são alguns dos casos mais comuns com evolução de necessidades em meio à epidemia e retração da economia.

Wânia Lombardi disse a relação de estrutura apresenta identificação básica e genérica dos serviços, diz que muitos deles evoluíram nos últimos quatro anos e alguns novos foram agregados, como as atividades sociais relacionadas à educação ambiental que acompanha as obras de implantação de tratamento de esgoto na cidade.

Veja a lista de serviços apontados pela secretária

ABORDAGEM SOCIAL


Duas equipes diariamente fazem a abordagem sistemática de pessoas em situação de rua, oferecendo e encaminhando aos serviços:

FUMARES

 Fundação Mariliense de Recuperação Social – promove atendimento integral para adultos do gênero masculino em caráter provisório que estão em situação de rua. São encaminhados pela rede de proteção social do município de Marília com seus direitos violados ou ameaçados e vínculos familiares de rompidos a fragilizados, cujas famílias não acolhem por diversos fatores. Oferece 45 vagas;

CASA CIDADÃ
A Casa Cidadã é um serviço de acolhimento provisório com estrutura para acolher pessoas e grupos familiares com privacidade. É previsto para pessoas em situação de rua e desabrigados por abandono, migração e ausência de residência (como refugiados e a comunidade LGBTQ+) ou pessoas em trânsito e sem condições de se sustentarem. Caracteriza-se pela oferta de acolhimento imediato e emergencial, distingue-se por ter um fluxo mais rápido, uma vez que recebe indivíduos em trânsito. Oferta alojamento, alimentação e banho para homens e mulheres. São 50 vagas;

CENTRO POP
Serviço de atendimento especializado à população em situação de rua. Deve representar espaço de referência para o convívio social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. Funciona como ponto de apoio para pessoas que moram e/ou sobrevivem nas ruas, promovendo o acesso a espaços de guarda de pertences, de higiene pessoal, de lavagem de roupas, de alimentação e provisão de documentação. O total de vagas ofertadas é de 180;

CRAS (cinco unidades)
O CRAS representa a principal estrutura física local para a proteção social básica, desempenha papel central no território onde se localiza, possuindo a função exclusiva da oferta pública do trabalho social com famílias por meio do serviço de Proteção e Atendimento Integral a Famílias (PAIF) e gestão territorial da rede socioassistencial de proteção social básica. O CRAS funciona por atendimento espontâneo, sendo que cada unidade faz cerca de 300 atendimentos ao mês;

– SCFV (SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS) – CASAS DO PEQUENO CIDADÃO (6 UNIDADES)
Serviços de convivência para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, com fortalecimento de vínculos através de ações de educadores, oficinas culturais esportivas e capacitação (atualmente atuando em atendimento remoto). Oferece aproximadamente 600 vagas em todas as unidades;

– CREAS
Oferta de serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade. Isso se materializa por meio do atendimento e o acompanhamento especializado de famílias e indivíduos cujos direitos foram violados ou ameaçado, é um serviço especializado que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social. São ofertados oportunidades  de atendimento de aproximadamente cem famílias ao mês;

SALA COMVIDA
Serviço destinado a escuta e encaminhamento de mulheres em situação de vulnerabilidade social, vítimas de qualquer tipo de violência, sejam físicas, morais ou psicológicas (como assédio sexual, estupro, violência doméstica). Mantém uma rede de apoio Inter setorial com saúde, justiça, segurança pública, empreendedorismo, etc. Atualmente, atuando no atendimento de aproximadamente dez mulheres por semana;

CENTRO DIA DO IDOSO (3 UNIDADES)

Serviço de atendimento diário para idosos com autonomia até nível 2, com atividades culturais, esportivas e sociais, assim como atendimentos de enfermeiros, nutricionistas, e, ainda, oferecendo almoço, lanche da tarde e banho (atualmente em atendimento remoto). Cada uma das unidades oferece 50 vagas de atendimento;

– CEPROM

 Centro Profissionalizante que atende pessoas em situação de vulnerabilidade, capacitando-as e criando fluxo para o mercado de trabalho e, principalmente, para o empreendedorismo, através de diversas parcerias, como por exemplo, com SENAI, SENAC, SEST, SEBRAE, Time de Emprego, Via Rápida, CIEE, entre outras, inclusive pessoas com deficiência, tendo formado cerca de 12 mil pessoas nos últimos quatro anos;

– Conselhos
Além desses serviços, a Secretaria ainda é responsável pelo acompanhamento aos Conselhos Municipais: de Assistência Social, da Criança e do Adolescente, do Idoso e dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Ainda, do Conselho Tutelar, e de entidades parceiras, como os ILPIS (Instituição de Longa Permanência para idosos) – sendo o Lar São Vicente de Paulo, a Casa do Caminho e a Mansão Ismael, e também, abrigos para crianças e adolescentes – sendo o CACAM e a FILANTRÓPICA;