Marília

Marília adere a sistema de Igualdade Racial e recebe treinamento com 40 vagas

Marília adere a sistema de Igualdade Racial e recebe treinamento com 40 vagas

A Prefeitura de Marília assinou o termo de adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) junto ao Governo Federal.

O principal impacto é a participação e o comprometimento com a pauta étnico-racial, através da ação conjunta do órgão com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, vinculado à Secretaria de Direitos Humanos.

Marília foi escolhida para receber um treinamento de 14 horas sobre o funcionamento do sistema e vai recebeu um consultor do programa vinculado à ONU (Organização das Nações Unidas), para capacitação de conselheiros e membros da sociedade civil. O treinamento será no auditório da Prefeitura, durante os dias 25 e 26 de outubro, das 8h às 17h.

Serão 40 vagas – 20 para pessoas vinculadas a conselhos e 20 para os demais cidadãos. As inscrições devem ser feitas até esta quinta-feira, dia 20 de outubro, pelo telefone da Secretaria de Direitos Humanos (14) 3402-4411, com a coordenadora Juliana Rocha.

O responsável pela capacitação será Felipe Fontana, Cientista Social, Doutor em Ciência Política, Historiador, Pedagogo, Técnico em Gestão Pública e Pós-Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática.

“O objetivo é institucionalizar a política de igualdade racial e de enfrentamento ao racismo em todo o Brasil. Com estas intenções, me direciono para Marília, evidenciando assim a necessidade de construir um panorama diagnóstico local acerca das ações de promoção da igualdade racial e evidenciar instrumentos de ação pautados na transversalização e no uso de fontes informacionais de dados capazes de fortalecer as políticas públicas locais de promoção da igualdade racial e as relações que o ente federado estabelece com a SINAPIR-MMFDH”, disse Felipe Fontana.

“Queremos que as comunidades de diferentes etnias, em parceria com o Conselho da Igualdade Racial, tenham maior representatividade, para nos inspirarem na criação de mais políticas públicas, a fim de promover a igualdade racial”. disse o prefeito Daniel Alonso.