Marília

Marília chega a 394 casos de dengue; ação de limpeza vai ao cemitério

Marília chega a 394 casos de dengue; ação de limpeza vai ao cemitério

A Secretaria Municipal de Saúde de Marília registrou 42 novos caso de dnegue em uma semana – são 394 casos oficiais até o dia 8 de abril – e anunciou novas ações de controle ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Na semana anterior a cidade tinha 352. A próxima ação especial de controle acontece no sábado e vai atingir o cemitério da Saudade, com serviços de vistoria, eliminação de criadouros e orientação ao público.

A supervisora da Vigilância Ambiental, enfermeira Vivian Martinelli Funai, explica que o local é sempre um ponto crítico por acúmulo de água nos vasos.

“Favorece à proliferação do mosquito. Por isso, temos que estar sempre atentos e rotineiramente temos que eliminar esses focos no local. Além disso, é fundamental que a população também fique atenta aos seus quintais, eliminando todo recipiente que pode ser criadouro do Aedes aegypti”, explicou.

Os sintomas da doença são: febre alta com início súbito; forte dor de cabeça; dor atrás dos olhos; perda de paladar e apetite; náuseas e vômitos; tonturas; extremo cansaço; manchas e erupções avermelhadas na pele semelhantes ao sarampo; moleza e dor no corpo; e dores musculares intensas, nas articulações e atrás dos olhos.

Um protocolo de contingência de epidemia está pronto para ser ativado caso o número de casos exija mais medidas. Uma das previsões é a criação de polos específicos de atendimento aos casos de dengue

“Até o momento, mesmo com o aumento dos casos, as nossas unidades têm conseguido dar conta. Peço também que a população seja a nossa grande parceira nessa luta, fazendo a sua parte, que é manter em ordem os seus imóveis”, afirmou o secretário adjunto da Saúde, Osvaldo Ferioli.

PREVENÇÃO

A Saúde orientou ainda medidas de controle do mosquito. Eliminar focos do Aedes aegypti é a melhor medida contra dengue

– NÃO DEIXE ÁGUA PARADA
Fique sempre atento ao acúmulo de água em recipientes como vasos de plantas, pneus, calhas, latas, entre outros. Utilize terra ou areia em vasos e pratos e mantenha-os limpos.

– CAIXAS D’ÁGUA, CISTERNAS E POÇOS
Mantenha-os fechados e vedados. Tampe com tela aqueles que não têm tampa própria.

– LIXO, ENTULHO E PNEUS VELHOS
Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água.

– LIXEIRAS DENTRO E FORA DE CASA
Mantenha as lixeiras tampadas e protegidas da chuva. Feche bem o saco plástico.

– CALHAS
Limpe e nivele. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água.

– LAJES
Não deixe água acumular nas lajes. Mantenha-as sempre secas.

– RALOS
Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso.

– VASILHAS PARA ANIMAI
Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água e sabão no mínimo duas vezes por semana.

– COLETOR DE ÁGUA DA GELADEIRA E AR-CONDICIONADO
Atrás da geladeira existe um coletor de água. Lave-o uma vez por semana, assim como as bandejas do ar-condicionado.

– GARRAFAS
As garrafas devem ser embaladas e descartadas na lixeira. Se guardadas, devem estar em local coberto ou de boca para baixo.