Políticas Públicas

Marília define propostas para Conferência Estadual de Saúde

Debates e dois dias de evento definem diretrizes e delegação da cidade para evento estadual e defesa do SUS

Marília define propostas para Conferência Estadual de Saúde

Marília - Conferência municipal coma Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde de Marília definiu em dois dias debates as propostas da cidade para a Conferência Estadual.

Aconteceu nos dias 29 e 30 de agosto, no Anfiteatro da Unimar (Universidade de Marília) e teve como tema “35 anos do SUS, o SUS que queremos para Marília: equânime e igualitário”.

Reuniu 200 participantes, entre representantes da sociedade civil e profissionais de diversas segmentos da área da saúde.

Assim, definiu também nomes dos novos delegados que vão representar a cidade na Etapa Estadual. E, além disso, as diretrizes a apresentar.

Marília define propostas para Conferência Estadual de Saúde

“Superou às nossas expectativas e retomou a participação popular. Nós esperávamos a apresentação de propostas, mas o que nos surpreendeu positivamente é que já saímos daqui com diretrizes para o Encontro Estadual”, disse Tereza Machado, presidente do Conselho,.

Após abertura e importantes manifestações na sexta, a conferência teve no sábado (dia 30) as plenárias para debater as propostas .

Marília define propostas para Conferência Estadual de Saúde

A conferência dividiu o tema central em cinco eixos para encaminhar a discussão. Assim, permitiu análises sobre Vigilância Sanitária; Epidemiológica; Saúde do Trabalhador; Ambiental e Controle Social e as Políticas Públicas em Saúde.

“A participação dos trabalhadores da área, de lideranças comunitárias e de gestores públicos na Conferência foi fundamental para discutir políticas públicas do SUS. Isto vai nos ajudar a construir, de forma democrática e coletiva, o futuro da saúde pública em Marília”, afirmou a secretária municipal Paloma Libanio.