Enquanto a discussão sobre a volta de trens de carga em Marília se arrasta, o programa de renovação da malha paulista avança com em cidades que já se tornaram polos do setor e um projeto final para implantar contorno ferroviário em Rio Preto ganhou novos detalhes e ‘fase final’ no Dnit, órgão nacional de infraestrutura terrestre.
Inserida no Ramal Panorama-Bauru, Marília está incluindo em uma rota que ainda espera regulamentação da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para voltar a receber os trens.
Os investimentos locais ainda envolvem preocupação com recuperação de trilhos e sinalização, orientação de trânsito e análise da quantidade de carga a ser embarcada para novas propostas.
Em Rio Preto, onde a malha ferroviária segue em uso e deve ser incentivada pela ligação Norte-Sul, que vai levar até o Porto de Santos, o projeto do Contorno Ferroviário prevê investimentos de R$ 541 milhões e três anos de obras. Os detalhes foram divulgados pelo jornal Diário da Região neste sábado (acesse aqui).
O contorno de Rio Preto teria 53,8 quilômetros e envolve previsão de 18 “obras de arte”, como viadutos e uma ponte ferroviária em cruzamentos com as rodovias BR-153 e Washington Luís e com estradas vicinais.
A estimativa é de que serão necessários entre 251 e 500 funcionários e três técnicos de segurança do trabalho para a realização do serviço.