Seleção do SUS

Marília e Tupã terão médicos do 'Agora Tem Especialistas'; veja mais cidades

Programa federal anuncia primeira seleção de especialistas para reforçar atendimento no SUS e incluiu médicos na região

Marília e Tupã terão médicos do 'Agora Tem Especialistas'

Marília - A primeira seleção de médicos para atuar no programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, inclui um profissional em Marília e dois em Tupã.

As cidades aparecem em lista que apresenta, inclusive, detalhes de alguns dos 212 municípios que vão receber 501 profissionaais.

Para o Sudeste, serão 125 médicos, com 27 no Estado de São Paulo e, aliás, cinco deles no centro-oeste Paulista.

Além de Marília e Tupã, o Agora Tem Especialistas prevê três médicos em Botucatu, um em Bauru e um em Andradaina.

Além disso, Guarulhos (6), Caraguatatuba (4), Bragança Paulista (2) e um em Osasco, Jundiaí, Igarapava, Ribeirão Preto, Campinas, Cotia e Divinolândia. Já para Minas Gerais serão 81 profissionais; Rio de Janeiro, 16; e Espírito Santo, 1.

A seleção oferece aos profissionais 16 cursos de aprimoramento em áreas como cirurgia, ginecologia, anestesiologia e otorrinolaringologia.

O diferencial da capacitação é que eles vão atuar na rede pública, na prática. Além disso, com a mentoria da Rede Ebserh e de hospitais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

Os médicos contarão, inclusive, com uma bolsa-formação de até R$ 20 mil, conforme a vulnerabilidade social e sanitária dos locais onde vão atuar. Os cursos terão duração de 12 meses.

Do total de médicos selecionados, 67% vão reforçar o atendimento no interior do Brasil em especialidades como cirurgia geral, ginecologia, anestesiologia e otorrinolaringologia.

O programa selecionou médicos que já são especialistas para atuarem, com 12 anos de experiência em média, bem como para reforçar atendimento na rede pública. 

A iniciativa atraiu o interesse de 993 médicos especialistas, que se inscreveram. Desse total, 501 já vão iniciar o atendimento a partir de setembro.