Marília espera doses anunciadas e orientações gerais da Secretaria Estadual da Saúde que anunciou a na sexta-feira iniciativa para aplicar a vacina Pfizer em pacientes que deveriam receber a AstraZeneca até o dia 15. A cidade recebeu novas doses da Pfizer na sexta-feira mas dentro da programação que já existia e ainda avalia como será o atendimento.
A cidade ainda não recebeu novas remessas anunciadas na sexta-feira pela Secretaria Estadual da Saúde em meio a um embate entre o Estado e o Ministério da Saúde após apagão de entrega de doses que comprometeu calendário de imunização.
Sem doses da AstraZeneca, a cidade suspendeu o programa de segunda dose da AstraZeneca que deveria seguir em unidades de saúde na segunda-feira. Manteve ações de atendimento neste sábado.
Segundo o governo do Estado, durante o final de semana serão entregues 400 mil doses da Pfizer a prefeituras. Os municípios também poderão aplicar vacinas da Pfizer que eventualmente tiverem em seu estoque
“Fizemos um grande movimento no dia de hoje, remanejamos nossos estoques e disponibilizamos todas as doses da Pfizer existentes para amenizar a situação. Aguardamos o envio imediato de mais imunizantes da AstraZeneca ou mais doses da Pfizer para que possamos vacinar a totalidade da população que aguarda a segunda dose”, destaca Regiane de Paula, coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI).
A combinação das duas vacinas está autorizada pelo Comitê Científico do Governo do Estado e pelo PEI, que apontam suporte em estudos da Organização Mundial de Saúde e orientações do próprio Ministério da Saúde.
Um comunicado do Ministério de Saúde diz que foram entregues ao estado 12,4 milhões para a primeira dose e 9,2 milhões para a segunda. O estado teria usado 13,99 milhões na primeira, segundo o governo federal, o que seria causa do desabastecimento.
A assessoria da Fiocruz informou ao Giro Marília que um novo lote de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) da vacina Covid-19 chegou no dia 03 para produção de 4,5 milhões de doses.
REGIÃO
A Prefeitura de Lupércio informou na sexta-feira que tinha 200 doses da AstraZeneca que deveriam ser utilizadas já na manhã deste sábado.
Em Ocauçu a Saúde indicou 35 doses disponíveis para atendimento. Em Vera Cruz havia 500 doses.