
A Secretaria Municipal de Saúde vai programas três finais de semana com programa de testes em massa para coronavírus no acompanhamento da evolução da epidemia após o ferido deste final de semana prolongado e também após o feriado de Finados em 2 de novembro, que pode incluir ainda ações especiais de controle no acesso aos cemitérios da cidade.
Serão 2.000 testes em cada sábado, com cadastro pela internet e registro por horário, o que organiza o fluxo e recepção dos moradores. “Serão aplicados na população assintomática, nos dias 24 e 31 de outubro e em 7 de novembro”, explica o secretário Cássio Luiz Pinto Júnior
A cidade já realizou três programas com testes no Ginásio da avenida Santo Antonio, com 4.196 testes rápidos de punção digital, que identificaram 58 pacientes que testaram positivo.
“Tivemos incidência maior no último sábado, acreditamos que possa ser influenciado pelo feriado de 7 de setembro”, disse o secretário.
Segundo balanço da saúde, a cidade já fez 10.906 testes rápidos, 9.609 testes RTPCR, chamado de padrão ouro e 8.556 testes sorológicos.
O total é de 29.071 testes, dos quais muitos são repetidos para confirmação e outras formas de acompanhamento.
Os encontros também ampliaram a cobertura de vacinas na cidade com doses da tríplice viral – caxumba, sarampo e rubéola – e contra a gripe.