Uma equipe multidisciplinar vai oferecer em Marília atendimento a denúncias deviolações e ataques a Direitos Humanos pela linha 100, um serviço gratuito com funcionamento 24. A equipe é formada por uma psicóloga (Ademara Oliveira), uma assistente social (Luciana Matos) e uma enfermeira (Aline Coutinho), que trabalham na Secretaria Municipal de Direitos Humanos.
As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100. O serviço é apresnetado comno “pronto socorro” dos direitos humanos, pois atende também graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes, possibilitando o flagrante.
O Disque 100 recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos relacionadas aos seguintes grupos e/ou temas: crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, pessoas em restrição de liberdade, população LGBT, população em situação de rua, discriminação ética ou racial, tráfico de pessoas, trabalho escravo, terra e conflitos agrários, moradia e conflitos urbanos, violência contra ciganos, quilombolas, indígenas e outras comunidades tradicionais; violência policial (inclusive das forças de segurança pública no âmbito da intervenção federal no estado do Rio de Janeiro); violência contra comunicadores e jornalistas e violência contra migrantes e refugiados.
“A nossa secretaria está pronta e equipada para receber o fluxo de denúncias da cidade através do Disque 100 e conta com a parceria dos órgãos responsáveis no alinhamento e acompanhamento do fluxo estabelecido. É de grande conquista para o município a inclusão dessa equipe multiprofissional, dando apoio e acolhimento às vítimas de denúncias no município de Marília, conscientizando, humanizando o atendimento e assim criando vínculos com a população para a melhor proteção da mesma”, disse o secretário municipal de Direitos Humanos, Renato Augusto Micheletti.