A Prefeitura de Marília lançou nesta segunda-feira a CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, documento gratuito que além de identificação direta facilita acesso a direitos como prioridade no atendimento público.
A emissão das carteiras deve ser feita a partir de requerimento pela internet ou diretamente na Secretaria Municipal de Direitos Humanos. Carteiraautista.marilia.sp.gov.br, na rua Olavo Bilac, 369, bairro São Miguel, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h.
As carteiras terão validade de cinco anos e é preciso apresentar documentos com nome completo do identificado; filiação; local e data de nascimento; número da carteira de identidade; número do CPF; tipo sanguíneo; endereço residencial e telefone.
É preciso ainda nome completo, documento de identificação, endereço residencial, telefone e e-mail do responsável legal ou cuidador.
O lançamento foi acompanhado por dirigentes da Associação de Pais e Amigos do Autista – Espaço Potencial, organização que oferece atendimento individual e estimulação no desenvolvimento das potencialidades dos autistas.
A presidente do Espaço Potencial, Ângela Cândido da Silva Pascoalinoto, destacou a importância de mais essa conquista e apontou reconhecimento e gratidão pelas medidas de apoio na prefeitura e na comunidade.