A transformação de um terreno ocioso em uma ‘praça mirante’ de frente para o vale do Córrego do Barbosa, na zona sul da cidade, foi escolhida como projeto para aproveitar em 2018 um repasse de recursos para Marília como interesse turístico.
A área fica ao lado da Via Expressa Sampaio Vidal, no Jardim Parati, a dois quilômetros da prefeitura. Proporciona uma vista privilegiada do vale.
A novidade é um projeto que corre contra o tempo e tenta aproveitar ainda neste ano uma verba de investimentos em cidades de interesse turístico. O convênio para uso da verba precisa ser assinado ainda neste ano e o caminho é longo.
Marília e outras 42 cidades aguardam a Assembleia Legislativa aprovar o reconhecimento como municípios turísticos. Depois disso, a cidade precisa da aprovação na Secretaria Estadual de Turismo e da assinatura do convênio.
Caso consiga vencer todos os passos, pode receber até R$ 595 mil para o projeto, uma verba que retorna aos cofres do Estado quando o ano acabar e não fica acumulada para 2019.
Enquanto a burocracia estadual anda em passos lentos por conta da campanha eleitoral, a cidade cumpre outras etapas de implantação, como a aprovação da proposta pelo Conselho de Turismo do Município, o que já aconteceu, e a produção de um projeto executivo para a praça.
A proposta deve incluir todas as estruturas, dimensões, custos, documentação da área, previsão de impacto e um calhamaço de exigências legais.