A partir desta terça-feira, dia 23, e até 10 de dezembro Marília terá atendimento para diagnóstico de doenças pulmonares crônicos com apoio de uma cabine de biossegurança, instalada no Polo Emergencial Covid, ao lado da UBS Nova Marília na zona sul da cidade.
Será a primeira etapa de um serviço que terá atendimento durante 24 meses com expectativa de realizar até 1.200 exames. Na primeira etapa devem ser feitos 160 atendimentos. Objetivo é atender demanda reprimida pela epidemia de Covid.
“Nesta primeira estada do técnico, ele vai trabalhar três semanas direto e tem potencial para realizar 50 exames por semana. Em 2022, o técnico vai trabalhar, pelo menos, uma semana por mês em Marília, podendo trabalhar até duas semanas”, disse o secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior.
O exame será agendando pela unidade de saúde para quem tiver solicitação de espirometria pelo médico – na unidade será o pedido do médico da própria unidade, sendo que na secretaria há alguns pedidos de especialista.
SEGURANÇA
Desde o início da pandemia, em função do alto risco de contágio por Covid-19, essa avaliação passou a ser recomendada apenas em casos extremamente necessários, atrasando o diagnóstico de doenças como asma e Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas (DPOC).
A cabine de biossegurança, projetada pela Boehringer Ingelheim, tem como objetivo criar uma proteção extra para todos os envolvidos no processo do exame.
Ela usa sistema com dois filtros (HEPA e Ulpa) que permitem eliminar 99,9% de vírus e bactérias e purificam o todo o ar que entra e sai da cabine em apenas um minuto.
A espirometria é um exame em que o paciente assopra em um aparelho para medir a sua capacidade e a função pulmonar. O procedimento pode disseminar bactérias e vírus.
“A cabine é completamente fechada e o isolamento e a filtragem do ar reduzem o risco de contaminação para técnicos, médicos e demais pacientes”, explica o especialista em Pneumologia e Tisiologia Marcelo Gervilla Gregório, um dos responsáveis pelo projeto, em parceria com a Boehringer Ingelheim.