
A Secretaria Municipal de Saúde de Marília retomou após 15 dias de suspensão a licitação para contratar empresa responsável por 400 procedimentos de castração de cães e gatos na cidade. Serão 200 animais de cada espécie.
O processo de contratação havia sido suspenso por impugnações e dúvidas de possíveis participantes e a data de abertura de propostas foi alterada para o dia 8 de julho.
A licitação prevê cirurgia micro invasiva, anestesia inalatória, hemograma, transporte do animal e procedimentos para retirar de testículos e ovários dos animais.
As cirurgias serão financiadas com suporte do Ministério do Meio Ambiente por um convênio assinado em 2021. Serão castrados animais machos e fêmeas.
O convênio prevê investimento de R$ 100 mil do governo federal e mais R$ 5.000 pela prefeitura em contrapartida. Foi assinado em dezembro de 2021 e tem validade até dezembro de 2023.
A liberação de recursos pelo Ministério será feita a partir da conclusão da análise técnica e aceite do processo de licitação para a contratação.
A prefeitura justifica a contratação pela necessidade de reforçar medidas de controle de
A empresa vencedora do certame deverá possuir capacidade de realizar a cirurgia de, no mínimo, 25 animais por dia e dispor de unidade cirúrgica fixa ou móvel, com amplo espaço e capacidade para a realização dos procedimentos pré e pós-cirúrgicos dos animais atendidos.
Os responsáveis pelos animais deverão ser orientados sobre acomodação e alojamento do animal no período de recuperação e restabelecimento cirúrgico, cuidados de enfermagem e curativos e uso de antibióticos e analgésicos e medicamentos complementares, quando for o caso.