
Novo Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Marília nesta quinta-feira mostra que a cidade tem 23 casos suspeitos de coronavírus, com três casos a mais que o último boletim. Ainda não há nenhuma confirmação.
Os novos casos apontam uma mulher de 25 anos internada, sem indicação da forma de eventual contato com o vírus, um homem de 45 anos e uma mulher de 35 anos que estão em isolamento domiciliar e retornaram de viagem à Europa.
Os boletins são divulgados duas vezes por dia. Em todos a prefeitura inclui a informação de que os exames são feitos sempre em São Paulo e demoram entre cinco e sete dias para terem os resultados divulgados. Veja todos os dados abaixo
A cidade adotou nesta quinta-feira novas medidas de prevenção e controle (veja aqui). O governo do Estado deve apresentar no início da tarde novas informações e medidas de controle para evitar a propagação repentina do vírus e sobrecarga do sistema de saúde.
Em um texto divulgado mais cedo, a Saúde do Estado aponta a importância de evitar aglomerações e destaca que a transmissão pelo vírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
– Espirro
– Tosse
– Gotículas de saliva
– Contato físico com uma pessoa infectada
– Toque em objetos ou superfícies contaminadas (seguido de contato com boca, nariz ou olhos)
Para reduzir as chances de transmissão pelo contato com secreções, a orientação é não permanecer perto de um grande número de pessoas. A medida vale para cidadãos de qualquer faixa etária – assim, neste momento, também representa uma decisão importante evitar locais como clubes, piscinas, praias, bares e casas noturnas.