Marília

Marília tem 723 casos de dengue; dois serviços concentram pacientes

Marília tem 723 casos de dengue; dois serviços concentram pacientes

A Secretaria Municipal de Saúde em Marília registrou 723 casos de dengue neste ano em dados que envolvem resultados de exames divulgados até o dia 22 de abril. O número é 297% maior que o registrado no mesmo período de 2022.

O boletim com a 16ª semana epidemiológica de acompanhamento mostra que dois serviços de perfil privado centralizam 41% dos atendimentos de casos: o Pronto Atendimento da Unimed e a Santa Casa.

O serviço oferecido pela Unimed a usuários dos planos de saúde é disparado o líder em registros: 186 casos. A Santa Casa registrou 113 pacientes com exames confirmados, segundo o boletim oficial.

Os dois pontos e mais oito unidades de saúde de bairro com os maiores índices de atendimento representam 72% dos casos registrados na cidade.

A unidade do Santa Antonieta, na zona norte, é destaque em atendimentos, com 66 registros. A USF do Jardim Cavallari, na zona leste, tem 33 casos.

A Secretaria Municipal da Saúde mantém página com orientações gerais sobre prevenção e medidas a serem tomadas em casos suspeitos. A página também pede envolvimento dos moradores com medidas de prevenção e eliminação de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, que se reproduz em água parada.

Pneus, garrafas, vasos, embalagens plásticas – incluindo sacos de lixo e sacolas de supermercado – deixadas com água são potenciais pontos de reprodução para o mosquito. Veja abaixo a relação com as dez unidades que registraram maior volume de notificações confirmadas.

UNIDADE SAUDE NOTIFICAÇÃO Total
PRONTO ATENDIMENTO UNIMED 186
SANTA CASA DE MARILIA 113
UBS SANTA ANTONIETA 66
USF JARDIM CAVALARI 33
UBS CHICO MENDES 23
USF JANIO QUADROS 22
UBS PLANALTO 20
UBS ALTO CAFEZAL 20
USF JARDIM AMERICA IV 20
USF BANDEIRANTES 18