O ano com restrições à circulação e epidemia de coronavírus derrubou as estatísticas na maior parte dos tipos de crimes registrados em Marília até novembro, mostram as estatísticas da Secretaria Estadual de Segurança Pública.
O quadro negativo é o aumento de homicídios – com mais vítimas – que até novembro superou os índices de todo o ano passado. Foram 14 homicídios com 15 vítimas neste ano contra 10 casos do ano passado, que deixaram 12 vítimas (veja quadro de ocorrências no final da matéria).
A redução dos crimes impactou também no volume de ocorrências e procedimentos policiais, com queda geral de atividades.
A cidade registrou até novembro 1.972 inquéritos policiais contra 2.165 do ano passado., O número de casos de tráfico de drogas caiu de 374 para 259, embora o volume de apreensões tenha subido: 51 até novembro deste ano e 49 no mesmo período de 2019.
Foram registradas 584 prisões em flagrante em 2020, contra 669 do ano anterior. Também caiu o índice geral de prisões, que envolve cumprimento de mandados: 1111 até novembro deste ano e 1.377 em 2019.