
Um grupo de instituições – de sindicatos a coletivos sociais – vai colocar Marília no mapa nacional do Banquetaço, uma grande ação de alerta à sociedade sobre o direito humano à alimentação adequada.
O encontro acontece às 16h30 ao lado da Praça Maria Izabel com a oferta de alimentos a entidades de atendimentyo social e que mantém produção e distribuição de refeições a população em vulnerabilidade social.
Como é o primeiro evento na cidade, não haverá estrutura para cozinhar e fornecer ao público diretamente, como acontece em outras cidades.
O encontro ainda envolve divulgação de temas importantes na área, como a importância do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar) e defesa de plano de soberania alimentar no país.
O movimento discute ainda a adoção de escolhas que incentivam fortalecimento da produção, circulação e consumo da chamada “comida de verdade”: sem venenos, fresca, local, variada e produzida em sistemas familiares e orgânicos.
“São muitas as condições de desigualdade que penalizam vários segmentos da população brasileira. Merecem destaque as crianças que, em condição de carência alimentar, podem ter suas potencialidades e seu futuro comprometidos”, diz o manifesto de apresentação.