Marília - Uma caminhada no dia 28 deve ser ponto alta de uma campanha para incentivar doação de órgãos e acesso a transplantes em Marília.
A atividade está em programação da Santa Casa de Marília como parte do Setembro Verde e será, inclusive, a sexta edução.
Vai acontecer na avenida das Esmeraldas como parte do evento Domingo da Família, porém, há muitas ações antes disso.
A CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) da Santa Casa de Marília encontros, conversas e orientação durante todo o mês.
“Recentemente tivemos duas captações de múltiplos órgãos em nosso hospital. Este trabalho no Setembro Verde ajuda bastante no sentido de fazer com que as pessoas avisem seus familiares sobre a vontade de ser doador de órgãos. É um ato de amor que salva vidas”, disse a coordenadora, enfermeira Marisa Stradioto.
Programação
A abertura oficial do Setembro Verde acontece no dia 8 (segunda-feira), a partir das 9h, no salão de reuniões da instituição. Prevê, inclusive, famílias de doadores de órgãos e pacientes que receberam transplantes.
Nos dias 5 e 26, a Comissão participa de Sexta Show do Yara Clube para divulgar informações, bem como incentivar público a manifestar desejo de doações.
No dia 9 de setembro, uma palestra leva às informações à escola estadual Baltazar de Godoy Moreira, no bairro Somenzari, zona oeste da cidade. No dia 15 de setembro vai à Fatec.
Além disso, os prédios da Santa Casa receberão iluminação verde em alusão à campanha durante todo o mês de setembro.