Marília recebe nesta quarta-feira a primeira feira de pequenos produtos rurais e produtos agroecológicos, desenvolvidos sem depender do controle com substâncias químicas e agrotóxicos.
A feira pretende incentivar consumo destes produtos, dar visibilidade ao trabalho e envolver a comunidade na discussão sobre produção de alimentos na cidade,
“A região não tem agricultura significativa só pecuária, então importamos mais de 90% da nossa comida. Isso incide sim no setor de agricultura porque ela não recebe o apoio que deveria de fato. Para se ter uma ideia, Marília até hoje não teve sequer uma feira de produtores”, diz a produtora Márcia Zaros, uma das organizadoras do evento.
Márcia é uma ativista do setor, que produz em sua casa, na zona oeste da cidade, diversos alimentos e frutas de forma sustentável e incentiva eventos de promoção destas práticas,
“Muitas cidades não só tem suas feiras de produtores como elas recebem atenção especial. Mas aqui não tem sido assim em administração nenhuma, tanto é que estamos batalhando ha um bom tempo e não encontramos o apoio necessário.”
Apesar de todos os cuidados com a produção, os agricultores ainda não podem oferecer os alimentos como orgânicos, o que exige um processo de reconhecimento de todo o processo de produção.
Mas a organização de uma associação dos produtores é o primeiro passo. E os consumidores ganham opção de acesso a alimentos mais saudáveis.
“Para sermos de fato uma cidade “Capital Nacional do Alimento”, ainda importando mais de 90% da sua comida , é preciso dar mais atenção e apoio a agricultura, principalmente à agricultura familiar(responsável por produzir cerca de 70% da nossa comida).”
Além do modelo de produção e dos espaços de comercialização, a associação pode atuar com outras demandas do setor, como os cuidados com estradas, suporte no transporte e distribuição, além de informações para a comunidade.
“A nossa feira apesar de pequena é um marco histórico e estamos felizes por podermos fazer parte dessa construção. Nossa feira é o nosso mais novo e principal projeto.”
A feira acontece no Espaço Cultural da Av. Sampaio Vidal a partir das 17h. A entrada é gratuita.