Marília

Marília terá plataforma digital para cortar custos e acelerar serviços públicos e internos

Marília terá plataforma digital para cortar custos e acelerar serviços públicos e internos

A Prefeitura de Marília colocou em vigor nesta quarta-feira, dia 1º, projeto de digitalização de procedimentos administrativos para acelerar a tramitação, dar mais transparência e cortar custos em diversos serviços, inclusive de atendimento público.

O envio e recebimento oficial de documentos no setor público serão através de uma plataforma digital  implantada na cidade. A demanda chega pelo site da Prefeitura ou é lançada internamente via memorando. 

Após o envio, o setor recebe o documento imediatamente. A cada resposta ou encaminhamento, será criado um novo despacho, com possibilidade de anexar arquivos e acompanhar dados de quem acessou, o que já foi lido e dar mais transparência à tramitação. Os dados são protegidos e não podem ser alterados.

Não haverá mais a necessidade do munícipe se deslocar até o Ganha Tempo para protocolar documentos, que serão enviados online. 

Pessoas sem acesso à internet ou com dificuldade ainda poderão procurar o Ganha Tempo para fazer o processo no local, porém o mesmo será eletrônico para a tramitação. Os documentos terão assinaturas eletrônicas. 

Já os protocolos físicos continuarão existindo até que tudo se torne eletrônico. A previsão é que em até dois anos não haja mais documentos em papel. Os servidores públicos, inclusive, já participaram nos últimos dias de treinamentos de como utilizar o projeto.

Segundo a administração, a digitalização deve provocar uma economia de R$ 2,3 milhões por ano

Além de cortar custos com impressão e papel, a prefeitura prevê reduzir gastos com transporte dos documentos, espaço e móveis de arquivo, mecanismos de controle de extravio e manutenção das folhas.

O secretário municipal de Tecnologia da Informação, Eduardo Yamamoto, afirmou que o projeto será um marco para a administração.

“Esse projeto realmente vira a chave do município nessa transformação digital, sendo um dos primeiros do Estado a fazer essa implantação. Até então toda a tramitação de protocolos era muito morosa e a partir de agora será muito mais dinâmica, trazendo também economia ao município e muita mais celeridade e segurança.”