A Prefeitura de Marília assinou convênio com o governo do Estado para investir R$ 466,6 mil na implantação de um circuito de bikes e trilhas, em projeto de incentivo ao turismo na cidade.
Os recursos serão destinados pelo programa de apoio como Município de Interesse Turístico e financiam o terceiro projeto nesse modelo aprovado na cidade. O convênio prevê dois anos para implantação do circuito.
Envolve mapeamento, sinalização, implantação de pontos de encontro e pontos de apoio para 12 trilhas que usam roteiros em estradas vicinais da cidade.
São pontos que atraem grupos de ciclistas em passeios e que passam a ter maior estrutura e atração de mais praticantes. Atendem propostas de turismo de lazer, esportes de aventura e turismo rural.
As trilhas envolvem ainda integração com outra atração turística da cidade – a descoberta dos fósseis que indicam um vale dos dinossauros na região -. Algumas das estradas são bases para pesquisa de paleontologia que provocaram a criação do museu dos dinossauros em Marília.
Outro benefício indireto é incentivo para que proprietários rurais nas áreas atingidas pelo circuito invistam em ações de turismo rural, que é apontado como uma vocação para a cidade e região.
A definição do circuito teve participação do Conselho de Turismo e encontros com técnicos e ciclistas para discutir as necessidades e o potencial do projeto.
Além do circuito, o Museu de Paleontologia e o Bosque Municipal já foram inseridos em convênios de revitalização com recursos do turismo.