Quatro ações de vacinação realizadas em um intervalo de 90 dias imunizaram 2.050 cães e gatos de Marília contra raiva. A última delas, nos dias 29 e 30 de julkho, atingiu 552 animais.
O balanço foi divulgado pela Divisão de Zoonoses da cidade em comunicado que explica novo modelo de imunização, com a suspensão das grandes campanhas anuais de vacinação.
“A Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde de Marília executou, por 34 anos consecutivos, campanhas de vacinação antirrábica de cães e gatos, ações que contribuíram para a eliminação da variante I (canina) de nosso meio, reduzindo drasticamente o número de casos da doença no ambiente urbano”, diz o texto.
Segundo o comunicado, a região foi reclassificada em função destes avanços e o Ministério da Saúde suspendeu as campanhas anuais de vacinação para aplicar um novo modelo de atenção, com oferta mensal de imunização em postos fixos.
A Divisão informou ainda que a prioridade são ações de vigilância como a observação de animais agressores, animais suspeitos e a remessa de material biológico para diagnóstico laboratorial da doença.
“A equipe vêm procurando se adaptar a esse novo modelo, experimentando novas formas de atuação de acordo com disponibilidade de vacinas, e sempre com vistas às regiões de maior vulnerabilidade uma vez que casos de raiva em herbívoros, transmitida por morcegos, continuam ocorrendo na região com bastante frequência”, diz o comunicado.