A Prefeitura de Marília recebeu em Sorocaba, a Carta de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações com informações que vão permitir mapeamento e controle de áreas que podem apresentar casos de deslizamentos e outras ocorrências do gênero na cidade.
O documento, entregue a 39 municípios, acompanha a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e permite adoção de medidas em prevenção e atendimento rápido a moradores em áreas suscetíveis a problemas
“Podemos antecipar a retirada de pessoas em situações de risco, objetivando assim a preservação da vida”, disse o major Luís Carlos Soares, coordenador da Defesa Civil em Marília.
A carta também permite que a Secretaria de Planejamento Urbano inclua medidas de engenharia e proteção na aprovação de loteamentos e empreendimentos nas áreas de risco.
“Isso vai permitir a solução de problemas previstos nesse levantamento. Foi um encontro bastante proveitoso e só temos que agradecer a todos os órgãos envolvidos nesse trabalho”, afirmou Soares.
A carta foi entregue em encontro promovido pelo IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológica) e pela CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Naturais) – Serviço Geológico do Brasil.
Além do coordenador, a cidade foi representada pelo chefe de fiscalização da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Vandré Fernando dos Santos; e pela psicóloga e técnica da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Edna Mattos Santos.
A caracterização do grau de suscetibilidade a determinado processo do meio físico em uma área específica deve impor as correspondentes medidas de restrição à ocupação, de modo a evitar a formação de novas áreas de risco.
Também deve induzir práticas e normas técnicas para assegurar o uso adequado do solo em áreas não ocupadas e fomentar ações voltadas à eliminação de riscos e redução das vulnerabilidades em áreas ocupadas, especialmente nas urbanizadas.