O prefeito de Marília, Daniel Alonso, vai participar com representantes de outras 15 cidades de um Conselho Municipalista criado pelo governo do Estado que vai discutir durante a quarentena as medidas para combate à crise econômica decorrente da epidemia de coronavírus.
A formação do conselho foi apresentada no início desta tarde em coletiva de imprensa do governador João Doria. O conselho de prefeitos deve acompanhar atividades de diversas secretarias do Estado, como Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Econômico, Saúde e Fazenda.
O grupo de prefeitos deve fazer reuniões semanais. Bauru, Prudente e Araçatuba são outras cidades da região envolvidas no conselho. Também vai acompanhar o Conselho Econômico criado para acompanhamento da crise econômica e que vai produzir o Plano São Paulo de retomada da economia.
Segundo a economista e coordenadora deste conselho, Ana Carla Abrão Costa, a implantação do Plano São Paulo para retomada da economia está pronta, mas vai depender dos indicadores de saúde.
A ideia é elaborar fases de flexibilização, que serão determinadas e priorizadas de acordo com os setores que estão sendo definidos como críticos e que serão priorizados, tanto sob ponto de vista do impacto quanto do ponto de vista de emprego.
Ana Carla Abrão disse ainda que outros setores devem ser envolvidos para acompanhar a abertura gradual, como transportes e educação, para que estrutura de apoio aos trabalhadores envolvidos em cada fase de reabertura.