Marília

Marília vai prorrogar quarentena e culpa Estado; empresas prometem ir à Justiça

Marília vai prorrogar quarentena e culpa Estado; empresas prometem ir à Justiça

O prefeito de Marília, Daniel Alonso, anunciou nesta sexta-feira que a quarentena com fechamento de comércio e restrições à circulação de pessoas será prorrogada até o dia 10 de maio. Segundo o prefeito, a medida acompanha uma orientação do governo do Estado que deve anunciar ainda prorrogação das restrições em todos os municípios.

A decisão do governador em prorrogar a quarentena foi anunciada no início desta tarde em coletiva de imprensa. “Há um mês aqui em São Paulo tínhamos a primeira morte. Hoje são 853 mortes. Infelizmente os casos estão em expansão.”

Daniel diz que as restrições na cidade são obrigatórias por força do decreto estadual e de uma liminar judicial que obriga a prefeitura a seguir as orientações estaduais sob risco de multa diária. A ação atende pedido do Ministério Público assinada por dois promotores de Justiça na cidade.

O anúncio oficial foi apresentado durante reunião do prefeito com o comitê municipal de enfrentamento ao coronavírus. Representantes do Sindicato do Comércio Varejista, do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes, Ciesp e Acim anunciaram no encontro que devem ir à Justiça para pedir uma liminar de abertura de empresas com medidas de proteção. 

Durante o encontro em Marília, Daniel Alonso recebeu ofício dos sindicatos, Acim e Ciesp com pedidos de flexibilização. Disse que vai encaminhar ao governo do estado as informações. Um oficial direcionado ao governador também foi apresentado pelas entidades.

A ação deve ser baseada em uma avaliação  do Ministério da Saúde para que as medidas de distanciamento social sejam flexibilizadas em regiões com menos de 50% de ocupação de UTIs e quadros de transmissões e óbitos abaixo da curva nacional e dos limites considerados adequados de evolução da epidemia.

O anúncio do governo estadual sobre a quarentena deve ser feito oficialmente pelo governador João Dória que faz pronunciamentos diários sempre às 12h30. No pronunciamento de ontem, Dória disse que novas medidas só seriam anunciadas no dia 22, quando vence a quarentena estadual.