Transparência e controle

Matra espera obras em poliesportivos e incentiva fiscalização

Matra espera obras em poliesportivos e incentiva fiscalização Matra espera obras em poliesportivos e incentiva fiscalização Matra espera obras em poliesportivos e incentiva fiscalização Matra espera obras em poliesportivos e incentiva fiscalização
Matra espera obras em poliesportivos e incentiva fiscalização
Matra espera obras em poliesportivos e incentiva fiscalização

Marília e São Paulo - A Matra (Marília Transparente) divulgou em comunicado expectativa por obras de recuperação dos poliesportivos de Marília. Além disso, incentivou participação de moradores na fiscalização.

“O que parece ser uma boa notícia é que, em fevereiro deste ano, o atual prefeito (Vinícius Camarinha) anunciou o investimento de R$ 45 milhões para a recuperação desses espaços públicos”, diz a Matra.

O comunicado lembra a apresentação do que a atual gestão chamou de “Inventário Marília Abandonada”.

A organização – uma iniciativa da sociedade para acompanhar gestão e gastos públicos – foi responsável por representação para reforma dos espaços.

“A conservação dos espaços e equipamentos públicos municipais é uma obrigação’, diz o comunicado.

Conservação é obrigação

“Mas, em Marília, historicamente, tanto o Executivo quanto o Legislativo deixaram de cumprir com suas obrigações. O resultado são dezenas de poliesportivos e centros comunitários abandonados.”

Em 2022 (portanto, há três anos), a Justiça obrigou a Prefeitura a conservar 19 espaços públicos em estado deplorável de abandono. Inclusive nove poliesportivos.

A decisão saiu após o envio de diversas representações pela Matra ao Ministério Público, que, por sua vez, ingressou com Ação Civil Pública.

“O problema é que a única ação efetiva nesse sentido tomada pela administração anterior (Daniel Alonso), foi contrária à decisão da Justiça. Aliás, resultou na demolição das estruturas do antigo poliesportivo e centro comunitário da Vila Altaneira, na zona leste da cidade. “

Abandono e obras nos poliesportivos

A MATRA acompanha com preocupação a situação dos espaços públicos abandonados há mais de dez anos.

Nesse período, identificou problemas, fotografou estruturas e equipamentos deteriorados. E todo esse material serviu de base para que a Justiça obrigasse a Prefeitura a conservar esse patrimônio público.

Situação que se repete nas quatro regiões da cidade e que, além do desperdício de dinheiro público, pode configurar ato de improbidade administrativa, conforme apontou a MATRA várias vezes nas representações encaminhadas ao MP.

Lembrou ainda obras como reforma da Praça Maria Isabel e do Cemesc, na zona sul, começaram com representações da Matra. “Depois de anos de abandono e passaram a atender aos anseios da população de maneira satisfatória.”

A nova fase, participe!

“Agora, mais uma vez, a sociedade tem a expectativa de ver os espaços que permanecem abandonados reformados e em condições de servirem aos fins para os quais foram criados, já que Marília carece de espaços públicos de lazer e para práticas esportivas.”

A Matra anuncia, ainda, que vai continuar acompanhando para verificar cumprimento da promessa. “E você, cidadão, também deve fazer a sua parte.”

Moradores que identifiquem poliesportivo ou centro comunitário abandonados podem mandar fotos e informações para a Matra.

“Pode ser por e-mail ([email protected]) ou pelo WhatsApp (99808-1444). E, se verificar que o local começou a ser reformado pela Prefeitura, nos mande fotos também!”