Marília

Megaevento da Acim cria vitrine para negócios e motiva atuação de empresários

Megaevento da Acim cria vitrine para negócios e motiva atuação de empresários

Um grande evento de negócios, uma grande ação de relacionamento e uma chacoalhada para que empreendedores aumentem seu envolvimento com os interesses e o desenvolvimento de Marília. Estas são algumas das muitas definições possíveis para o Connect Acim, que teve sua primeira edição nesta terça.

O megaevento promovido pela Associação Comercial envolveu debates sobre empreendedorismo, participação de empresários nas decisões da cidade e formação de novos líderes, além de expor marcas e discutir planejamento.

PLANEJAMENTO E VONTADE

A palestra mais esperada, com o historiador, escritor e consultor Leandro Karnal, uniu orientação e uma chacoalhada em todos os ouvintes para que assumam a responsabilidade por suas vidas, empresas e atuação. Decidir fazer e planejar como fazer foram orientações rep4etiudas à exaustão. O público não coube no salão e improvisou cadeiras no corredor e até escadas para acompanhar pouco mais de uma hora de palestra.

“A saída para crise envolve pensar e agir. É um desafio da consciência. Eu não acredito em pensar positivo, em energia positiva. Não confie em determinismo. O jeito se dá pelo esforço e o esforço é a capacidade de produzir de forma metódica e estratégica”, disse Karnal.

Para o historiador, é preciso ‘mirar alto’ e escolher em cada momento a decisão que mais prepara para o futuro. “Isso é planejamento estratégico.”

PARTICIPAÇÃO

A consultora Márcia SanTim, dirigente do Codem (Conselho de Desenvolvimento de Maringá), apresentou modelo de atuação do órgão que há 22 anos influencia melhorias naquela cidade.

“Maringá tem muitos problemas ainda, é óbvio. Mas pelo segundo ano consecutivo foi eleita a melhor cidade para viver no país. Em diferentes estudos e critérios aparece entre as dez melhores cidades”, explicou a empreendedora.

A fórmula: participação. “H anos um empresário poderia cuidar só de lua loja, de sua empresa. Hoje isso não é mais possível”, explicou. Para ela, os empreendedores precisam assumir participação em planejamento, decisões, acompanhamento e pressão sobre o poder público.

“As cidades elegem o Poder Executivo, o Poder Legislativo e espera que eles façam  tudo o que necessário. O Executivo e o Legislativo não vão fazer e não é questão de competência ou vontade. Os mandatos têm quatro anos, os projetos para cidade são maiores que isso, há uma tradição em descontinuidade dos projetos”, explicou.

REAÇÕES

O encontro envolveu grandes números para uma primeira edição. Foram quase oito horas de atividades, 1630 participantes, perto de 20 estandes e seis palestras. Tudo organizado pela equipe da associação.

Além da vitrine para produtos e serviços que receberam visitantes da cidade e toda região, promoveu troca de experiências e apresentou novos projetos da associação, como o conselho de mulheres empresárias, conselho de jovens empreendedores e o programa melhores de Marília.

O presidente da Acim, Adriano Luiz Martins, agradeceu a presença do público acima das expectativas e elogiou a atuação de toda a equipe da associação que fez o planejamento, montagem e atendimento no evento.

“Acredito demais na força do conhecimento, na força da união, nas pessoas. Agradeço À diretoria, aprendo muito com eles.”

O empresário Gilberto Zóchio, tesoureiro da Acim e dirigente da Hidráulica Paulista há 30 anos, elogiou a iniciativa. “O Adriano é jovem, muito competente e fez um grande evento já na primeira edição. É uma iniciativa importante, como é importante o conselho dos jovens empreendedores, das mulheres, de quem está chegando agora para assumir papel de lideranças, pensar no futuro da cidade”, afirmou.

Odair Martins, diretor da Acim e da rede de lojas Odair Pneus, também destacou a importância do evento para a cidade. “Ficou muito bom, teve uma recepção acima do esperado.”

A arquiteta Denise Guarezzi foi ao evento pela palestra de Karnal e ficou surpresa com a estrutura. “Fico feliz pela cidade, não espera que fosse tão grande o evento. Acho muito importante que a cidade desenvolva estas inciativas, discuta seus problemas, as soluções, envolva todas estas pessoas.”

Confira na galeria de fotos imagens do evento e pessoas que passaram por ele