
Marília e cidades próximas enfrentam durante a semana diferentes alertas da meteorologia que variam de o0nda de calor à queda de brusca de temperaturas.
A maior parte do Estado de São Paulo foi inserida em avisos da Defesa Civil e do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para uma onda que pode provocar recordes de calor para agosto até a sexta-feira.
Com ela, vem uma fase de baixa umidade com atenção à saúde, cuidados com idosos e crianças e preocupação com queimadas.
O Inmet projeta máxima entre 36º e 38 graus até sexta-feira. A Defesa Civil fala em 37º e a plataforma Climatempo indica até 36º
“Entre terça-feira (22) e quinta-feira (24), são previstas altas temperaturas, tempo seco e quente em todo o estado de São Paulo. A umidade relativa do ar atingirá níveis críticos e o risco para queimadas ficará muito elevado. Os termômetros poderão marcar até 40°C, em algumas regiões”, diz a Defesa Civil, com alerta especial ao noroeste paulista.
O Inmet explica que os alertas consideram temperatura 5ºC acima da média por período de dois até três dias.
O Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp, em Bauru, diz que uma massa de ar quente e seco mantém o Tempo estável com temperaturas elevadas no estado de São Paulo na quarta e quinta.
No sábado, uma frente fria em deslocamento chega ao litoral de São Paulo, deslocando-se durante o final de semana pelo estado.
Com isso, o Tempo ficará nublado e com chuvas e trovoadas isoladas, principalmente no sul e na costa leste. Temperaturas declinam em todo o estado.
A Climatempo indica máxima de 25º no sábado e de 19º no domingo, quando a mínima pode chegar a 12º. O final da semana pode ter ainda pancadas de chuvas isoladas em função do aumento de nebulosidade.