Projeto obrigatório

Ministério aprova novo programa de segurança para aeroporto de Marília

Aeroporto de Marília tem 33% de queda em volume de passageiros
Aeroporto de Marília tem 33% de queda em volume de passageiros

Marília - O Ministério de Portos e Aeroportos publicou nesta sexta-feira, 4, aniversário de Marília, portaria que aprova Programa de Segurança Aeroportuária da VOA SE SP para a operação do aeroporto na cidade.

A aprovação é uma medida obrigatória para atuação de aeroportos com nível de movimento neste padrão.

Oficializa programa geral de operação e pode abrir espaço para os investimentos. A expectativa é o início das obras de implantação do novo terminal.

Desde 2023 a empresa fala sobre o projeto, que deve criar estrutura para receber até três aviões de linhas comerciais ao mesmo tempo. Hoje a cidade tem um voo diário.

Em janeiro deste ano a rede VOA apresentou previsão de obras no segundo semestre. O Giro Marília procurou a empresa, mas não recebeu manifestação.

Marcelo MOure, CEO da rede Voa, em Marília: Ministério aprova nova programa de segurança para aeroporto

O processo tramitou no Ministério e Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) desde julho de 2023. O prazo foi bem maior que o previsto na página oficial do serviço.

O programa é obrigatório para aeroportos com aviação comercial regular ou charter e com média de até 600 mil passageiros por ano.

O processo administrativo para análise do programa não autoriza acesso aos documentos da rede Voa sobre a operação.

O procedimento é semelhante a outro que a operadora desenvolveu para seu principal aeroporto, de Ribeirão Preto, aprovado desde maio do ano passado.