O Ministério Público do Estado em Marília instaurou um inquérito civil para investigar representação de que a Emdurb não cumpre legislação municipal que obriga divulgação de número de multas, arrecadação e detalhes de autuações de trânsito na cidade.
A representação foi apresentada pelo vereador José Luiz Queiroz (PSDB), autor da lei que pevê a divulgação das informações. A representação e cobrança da lei agravou o racha político entre José Luiz e a gestão o prefeito Daniel Alonso.
O inquérito civil apura eventual infração à Lei de Improbidade Administrativa, que pode levar a um processo com pedido de cassação política dos gestores responsáveis pela Emdurb e pela publicação das informações.
O presidente da Emdurb, Valdeci Fogaça, também do PSDB< protocolou no diretório estadual do partido uma representação para que o vereador seja expulso do partido, o que pode levar ainda a pedidos para que ele perca a vaga na Câmara.
Segundo o documento de Valdeci Fogaça, o vereador comete ato de traição ao propor a investigação e ainda posicionar-se contra o prefeito em votações importantes, como a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito).
O pedido atropelou o diretório municipal do partido na cidade, que é presidido pelo vereador Wilson Damssceno, atual presidente da Câmara.
A disputa provocada pelo caso agrava um racha no ninho tucano que envolve discordância sobre medidas da administração, troca pública de ataques entre Zé Luiz, Damasceno e assessores do prefeito Daniel Alonso e um distanciamento entre os vereadores e o prefeito.