Marília

Mutirão de limpeza combate casos de dengue em bairro da zona sul de Marília

Mutirão de limpeza combate casos de dengue em bairro da zona sul de Marília

A Secretaria Municipal da Saúde, e os moradores do bairro Santa Paula e adjacências, zona sul da cidade, irão realizar nesta terça-feira, dia 18, um grande mutirão de limpeza em terrenos baldios e residências, objetivando à diminuição na ocorrência de casos de dengue na região.

O mutirão terá a participação de ACEs (Agentes de Controle de Endemias), ACSs (Agente Comunitários de Saúde) e Supervisores de Saúde da Divisão de Zoonoses, além do caminhão que fará a coleta do material recolhido. O ponto de partida será da USF Santa Paula, a partir das 9h.

Dos 181 casos confirmados de dengue na cidade, 14 foram registrados pela USF Santa Paula, o que representa 7,7% dos casos.A iniciativa de “limpar” a área e ajudar no combate à doença foi um pedido dos agentes em conjunto com os próprios moradores.

O lixo acumulado oferece criadouros para o mosquito Aedes aegypti, além de favorecer a leishmaniose (transmitida pelo mosquito palha) e o surgimento de escorpiões, baratas e outras ameaças à saúde.

“A gente pede aos interessados em ajudar que compareçam à USF Santa Paula logo às 9h. Será uma força tarefa para fazer a limpeza desses locais, eliminando assim possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti. O apoio da população é fundamental para conseguirmos um combate eficaz à dengue”, disse o secretário municipal da Saúde, Ricardo Sevilha Mustafá.