Marília - Marília recebe a partir desta quinta-feira um mutirão de exames periciais de paternidade e projeta atender até 540 pessoas de 180 famílias.
O trabalho envolve atuação do Imesc (Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo) com atendimento no Fórum da cidade. O mutirão vai atender dezenas de casos com agendamento e fica na cidade até sexta-feira.
A proposta traz para a cidade o “O Imesc Vai Até Você”, que une a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado e o Ministério Público,
Nesta quinta-feira (15), serão 130 famílias; na sexta-feira (16), outras 50. A coleta de material atende exclusivamente em pessoas que receberam intimação judicial com agendamento. Participam mãe, pai e supostos filhos.
Para os atendimentos, uma equipe técnica coleta amostras que vão para análise no laboratório do Instituto, em São Paulo, um dos mais modernos da América Latina.
As famílias estão em casos judiciais de Marília e mais 13 cidades, incluindo Assis, Ourinhos e Tupã,
Atuação Regional
O Imesc conta hoje com 21 polos regionais, inclusive em Marília. A coleta descentralizada de exames teve início em 2005, com o objetivo de ampliar o acesso à população.
O programa busca acelerar atendimento a famílias que vivem longe da capital paulista, onde o Instituto mantém o laboratório de análise.
Sem os mutirões, muitas pessoas que dependem da justiça gratuita precisam viajar até São Paulo para realizar perícias médicas ou criminais determinadas pela Justiça.
Os custos e dificuldades incentivam abandono de processos. Enquanto o serviço não descentraliza laboratórios, o Imesc vem buscar amostras.
Anualmente, o Imesc emite cerca de 30 mil laudos e também atua na formação de profissionais por meio de cursos e palestras.