Marília

Negociação de dívidas com Daem termina na sexta

Negociação de dívidas com Daem termina na sexta Negociação de dívidas com Daem termina na sexta Negociação de dívidas com Daem termina na sexta Negociação de dívidas com Daem termina na sexta
Negociação de dívidas com Daem termina na sexta

O Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) encerra na próxima sexta-feira prazo para adesão ao programa de refinanciamento de débitos, que oferece desconto de 100% em multas e juros sobre as dívidas contraídas até dezembro de 2014.

Os débitos podem ser pagos em até 240 parcelas com valor mínimo de R$ 30 por prestação. “O plano é ótimo para o devedor acertar o seu débito e para o Daem fazer caixa visando o reinvestimento no sistema de abastecimento do município”, comentou Polegato. 

Segundo nota distribuída pelo departamento, a inadimplência afeta 25% do orçamento do órgão. Além do plano para ajustes com o Daem, os contribuintes também podem acessar a segunda fase do programa de anistia da prefeitura. Até o dia 23 de outubro, os inadimplentes da Prefeitura Municipal terão desconto de 90% em juros e multas para pagamento à vista. 

Se o contribuinte possuir débitos de vários anos e quiser acertar apenas de um exercício,  o desconto à vista irá diminuir para 75% em setembro, 70% em outubro, 65% em novembro e 60% em dezembro.

Em caso de parcelamento do débito, a parcela não poderá ser inferior a R$ 100. Os contribuintes que optarem pelo pagamento da dívida integral em sete parcelas, terão desconto da multa e do juro de 45% dentro da adesão até 23 de outubro. Há ainda a possibilidade de pagamento do débito total em 24 parcelas, com desconto de 20% na adesão até 23 de outubro. 

Também caíram as alíquotas vigentes do ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis) serão de 1% sobre os recursos próprios e 0,5% sobre os recursos financeiros. “Antes da implantação do programa, as alíquotas vigentes eram de 2% sobre os recursos próprios e 1% sobre os recursos financiados. O objetivo desta medida visa regularizar os contratos de compra e venda de imóveis que ainda não foram devidamente registrados nos respectivos cartórios”, ressalta o secretário municipal da Fazenda, Sérgio Moretti. As novas alíquotas estarão em vigor até o dia 30 de dezembro de 2015.