Marília

No aniversário do SUS, Marília repete sucesso com testes de Covid e prevê novas datas

No aniversário do SUS, Marília repete sucesso com testes de Covid e prevê novas datas

A Secretaria Municipal de Saúde de Marília promove com sucesso neste sábado a segunda edição de um projeto para testes de Covid em massa – 1.200 atendimentos ao dia – e prevê novas datas para a medida.

O trabalho deste sábado coincide com uma data histórica para o setor: os 30 anos da lei de regulamentação do SUS (Sistema Único de Saúde), um modelo que sempre mostrou sua importância e ganhou mais relevância na epidemia.

Na quarta-feira a Saúde deve abrir processo de cadastro para novos exames a serem realizados no dia 26, mais uma vez um sábado.

O secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, disse ao Giro Marília que o objetivo é criar novas datas e atender novas demandas. Afirmou ainda que o modelo desenvolvido na cidade superou problemas de programas de outros municípios.

“Vimos experiências de cidades com sintomáticos e assintomáticos no mesmo espaço, áreas de circulação dos diferentes procedimentos que se cruzam. Criamos nosso modelo, com iniciativas de nossa equipe, temos aqui hoje dezenas de funcionários e tudo funcionando muito bem”, afirmou.

O Giro Marília acompanhou o programa de testes realizado no Ginásio Neusa Galetti, na avenida Santo Antonio. O agendamento funcionou e a estrutura de direcionamento mostrou eficiência.

Uma triagem básica na entrada analisa eventuais casos sintomáticos. Pacientes com febre ou tosse repetida são direcionados para consultório médico sem contato com o resto do público.

Cadastro, testes registrados individualmente e digitalizados, procedimentos rápidos e de forma circular permitem aos moradores passar pelos diferentes setores de triagem, testes e vacinação em escala, com distanciamento e sem confusão de fluxo.

Ao final, o encaminhamento varia de acordo com o resultado. Os testes negativos são encaminhados à saída e uma pesquisa de opinião pública.

SUS

Criado com o objetivo de universalizar o acesso à saúde, garantido na Constituição de 1988, o SUS nasceu para oferecer de forma pública serviços de saúde em todos os níveis de complexidade à toda a comunidade.

Apesar de todos os obstáculos provocados pela corrupção e má gestão que espalha escândalos da Saúde em todo o país, o Sistema ainda garante todos os dias um volume enorme de atendimento, estruturas e ações que historicamente não chegavam à população de baixa renda.