Marília - Equipe com nutricionistas da Secretaria da Educação em Marília fez visita técnica a duas propriedades rurais para conhecer produção de alimentos da merenda escolar.
O programa de visitas foi a duas propriedades rurais – Sítio Santa Mônica, de Lucilene Vieira Douro, e Sítio Vieira – de Marcos Antônio Vieira e Claudinéia Vieira dos Santos.
Os dois pontos ficam no Distrito de Rosália e atuam com vinculo em cooperativa da região. Assim, respondem pelo fornecimento de pepinos, berinjelas e hortaliças.
O objetivo da ação foi conhecer a área de cultivo e os processos produtivos, visando garantir a qualidade dos produtos da agricultura familiar que são utilizados nos cardápios escolares.
Segundo a equipe, a visita permite ainda conhecer novas opções para melhorar cada vez mais a qualidade e diversidade de oferta no cardápio para os próximos anos.
“Compreender a origem dos alimentos é essencial para aprimorar o Programa de Alimentação Escolar. Além disso, fortalece a relação entre produção local e consumo institucional”, disse Davi Garcia de Oliveira, assessor da Divisão de Alimentação Escolar.
Segundo a equipe de nutricionistas da Secretaria Municipal da Educação, a iniciativa permite inserir produtos da agricultura familiar na alimentação dos estudantes. Assim, fomenta a economia regional e promovendo práticas sustentáveis.
“Essa aproximação assegura rastreabilidade dos gêneros alimentícios, bem como consolida políticas de incentivo ao pequeno agricultor”, aponta a secretária, Rosemeire Frazon.