A ponte Marília/Getulina sobre o Rio Tibiriçá, que além do acesso entre os municípios melhora o escoamento da produção agrícola e mobilidade da população, ganhou jmova estrutura com investimentos da Prefeitura de Marília.
O local, que é também passagem para serviços de urgência e transporte escolar, atende especialmente a população no distrito de Rosália. O secretário municipal de Limpeza Pública e Serviços, Vanderlei Dolce, destaca os avanços realizados referentes à manutenção de estradas rurais no município.
“Desde março, em parceria com a Secretaria de Obras Públicas, já melhoramos 500 km de estradas rurais em todos os seis distritos e Fazenda do Estado. Este trabalho recuperou trechos intransitáveis provocados por grandes erosões que se abriram em períodos de chuvas intensas, ou pontos que apresentavam problemas crônicos causados por poças ou areião acumulado”, disse.
A obra na ponte envolve reforço da estrutura, elevação e compactação do solo para reduzir danois com a chuva e previsão de maior durabilidade para o tráfego.
O coordenador de Serviços, Anilton Santos Rodrigues, disse que a havia manutenção periódica mas alguns locais possuíam estruturas comprometidas, inclusive, afetando pontes. “Agora, nesta etapa, aproveitando a estiagem, ajustamos cada detalhe, corrigindo nivelamentos, realizando alteamento em trechos complicados, melhoramos os cursos das águas pluviais e trabalhamos no controle de erosões em pontos que constantemente apresentavam problemas.”
O Programa de Recuperação de Estradas Rurais atende os distritos de Rosália, Dirceu, Amadeu Amaral, Avencas, Lácio, Padre Nóbrega, além da Fazenda do Estado.