Marília - A Prefeitura de Marília entregou no sábado a nova sede da USF (Unidade de Saúde da Família) da Vila Barros para mudar atendimento a 5.000 pacientes da zona norte.
A unidade, que tinha até cupim no interior, passou por reforma e remodelação com investimento de R$ 383.519,18 principalmente em alvenaria, elétrica e hidráulica.
“Estava uma situação vergonhosa para nós marilienses. Já estamos com 12 obras em andamento e a USF Vila Barros é a primeira a ser entregue totalmente remodelada”, disse o prefeito Vinicius Camarinha
A obra provocou adaptação de espaços, regularização de piso e revestimento, bem como plantio de grama e jardinagem, renovação visual com pintura e esquadrias. UNiu secretarias de Saúde e Infraestrutura.
A unidade está no coração de região de perfil popular com muitas demandas. Oferece 14 servidores fixos entre médico, dentista, enfermeira, auxiliar de saúde bucal e auxiliar de enfermagem.
Além disso, mantém assistente administrativo, agentes comunitários de saúde, agentes de controle de endemias, agente operacional de serviços e agente de vigilância patrimonial.
Conta ainda com quatro médicos residentes da Famema (Faculdade de Medicina de Marília) e dois alunos de Medicina da Unimar (Universidade de Marília). O curso de enfermagem da Famema mantém mais dois estudantes no local.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, destacou as melhorias na unidade e anunciou que em breve deve terminar obra na USF Toffoli, na zona Sul.
O cadastro mostra 3.200 pessoas mas o volume de atendimento supera muito o registro., Além disso, 95% são são totalmente dependentes do SUS (Sistema Único de Saúde).
Atua com trio gestor que tem a médica Fernanda Oushiro, a dentista Priscila Santili e enfermeira Fernanda Ribeiro.