Marília

Obras na SP-333 devem acabar em abril dois meses após cratera na pista

Obras na SP-333 devem acabar em abril dois meses após cratera na pista

As obras de reconstrução do pavimento no km 309 da SP-333 – Rodovia Dona Leonor Mendes de Barros, devem ser concluídas pela Entrevias na primeira quinzena de abril, com aproximadamente dois meses de obras, para restabelecimento do tráfego na ligação Marília – Júlio Mesquita.

Um comunicado distribuído pela Entrevias, concessionária responsável pela rodovia, indica que o prazo representa obra “antes dos 90 dias estabelecidos” e aponta “ celeridade dada aos trabalhos”.

A pista ruiu no dia 11 de fevereiro durante temporal com forte enxurrada que arrastou a rede de escoamento e engoliu parte da pista. Um caminhão e um carro da própria Entrevias foram arrastados para o buraco. Um supervisor da empresa faleceu no local.

Ainda de acordo com o comunicado, a nova galeria do sistema de drenagem, de padrão celular, é feita de concreto armado, tem três metros de largura por três metros de altura e 54 metros de extensão. Cada módulo (aduela) foi içado por um guindaste de 180 toneladas. 

Para a reconstrução de todo o entorno do sistema de drenagem, da base ao topo, estão sendo utilizadas pelo menos dez mil toneladas de pedra, transportadas em cerca de 430 viagens de caminhão.

“O maquinário utilizado pela Entrevias na operação inclui tratores de esteira para a movimentação das pedras e rolos compactadores. No total, 30 homens estão envolvidos na obra. Os trabalhos de recomposição do aterro estão em estágio adiantado, e na sequência será refeito o pavimento da pista”, afirma Fábio Milano, gerente de Engenharia da Entrevias.