A Secretaria Municipal de Saúde em Marília registrou na tarde de terça-feira redução na ocupação de leitos em UTI e enfermaria destinados a casos confirmados e suspeitos de Covid.
Pela primeira vez em 13 dias o uso de enfermarias deixou os índices de alerta vermelho e registrou 74% de uso, com 44 pacientes para 59 leitos disponíveis.
As UTIs ainda têm altos índices de internação – 80% – com 44 internados para 55 vagas. Há uma semana o índice era de 92% com 53 pacientes para 57 vagas.
A ocupação de leitos particulares também ficou fora do alerta vermelho. UTIs com 70,5% e enfermarias com 55,5% de uso.
A cidade já teve esse tipo de variação em semanas anteriores com retomada de ocupações. Mas a redução de internados é uma tendência nacional, segundo uma nota técnica da Fundação Osvaldo Cruz, a Fiocruz.
“Pela primeira vez neste ano, tendência de melhora no indicador. Das nove Unidades Federativas que se encontravam na zona crítica (taxas iguais ou superiores a 80%) no dia 7 de fevereiro, somente quatro permaneceram – Rio Grande do Norte, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Distrito Federa -”, diz a nota.
Acesse a íntegra da nota técnica e veja abaixo um gráfico da Fiocruz sobre a evolução do uso de leitos no país desde 2020.