Marília e São Paulo - A Operação Cata-Treco avança por ruas e avenidas nas áreas das UBS Santa Antonieta e USF Santa Antonieta II, na zona Norte de Marília e faz rescaldo na zona sul.
O programa envolve coletas entre os dias 12 e 17 de maio,. Até o momento, ca operação recolheu em torno de 200 toneladas de material na cidade.
A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Marília – por meio das secretarias municipais da Saúde e de Meio Ambiente e Serviços Públicos.
O objetivo da Operação Cata-Treco é manter a cidade limpa e diminuir os casos de doenças transmissíveis, como a dengue.
Recolhe material inservível como: móveis, eletrodomésticos, estofados, pneus, vasos e outros materiais sem utilização. A operação não recolhe restos de material de construção e de poda de árvores, bem como lixo orgânico.
Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Mário Rui Andrade de Moura, a colaboração dos moradores é essencial para a retirada dos materiais inservíveis.
“A gente sempre pede para que os moradores se antecipem e coloquem os materiais inservíveis na calçada. Desta forma, o trabalho fica mais ágil e conseguimos atender mais locais”, afirma Mário Rui Andrade de Moura.