Dúvidas sobre vagas reservadas e limite de horários para veículos com isenção foram as principais perguntas de motoristas que foram ao centro comercial e outras áreas com operação de zona azul em Marília nesta quinta-feira, quando a empresa Rizzo Parking iniciou programa de orientação sobre o serviço.
A empresa colocou 34 colaboradores nas ruas da cidade a partir desta quinta-feira para orientar usuários na região do centro comercial, Avenida das Esmeraldas e Igreja São Bento.
Segundo o Rizzo, não houve qualquer conduta de hostilidade contra as equipes, embora alguns usuários tenham ficam surpresos e reclamado dos limites: motocicletas, idosos e outros usuários de vagas especiais não pagam mas precisam obedecer limites de horário. Caso deixem os veículos acima do tempo permitido, podem ser autuados.
Ate o dia 15 de agosto as equipes vão orientar usuários sobre o sistema. “Hoje iniciamos a operação em Marília e nesse primeiro mês vamos focar na campanha educativa mostrando como o sistema vai operar, como identificar os operadores, baixar o aplicativo, entre outros”, disse Kety Machado de Oliveira, Supervisora Operacional da Rizzo Parking.
A orientação inclui informações sobre o uso do aplicativo Rizzo Park, disponível para celulares e tablets, que permite a compra de créditos para uso das vagas além dos pagamentos com débito, quando o consumidor carrega créditos e usa as vagas com descontos diretos em sua conta.
A partir de 15 de agosto a cobrança e fiscalização serão iniciadas. O serviço vai abranger mais de 3.000 vagas de estacionamento na área central da cidade e também na região da avenida das Esmeraldas e da igreja São Bento, com custo de R$ 2 por uma hora e R$ 4 por duas horas. Haverá uma tolerância de 15 minutos para o usuário utilizar a vaga sem a necessidade de pagamento.
Até 15 de setembro haverá um prazo de 30 dias sem penalidades aos usuários, que receberão todas as orientações sobre o funcionamento do novo sistema. Do total de vagas, serão reservadas 5% para idosos e 2% para deficientes.
A nova zona azul de Marília vai funcionar para carros e será das 8h às 18h de segunda a sexta-feira, e das 8h às 13h aos sábados.