Eleição na Argentina

Padre da Diocese de Marília assume Fraternidade Internacional

Padre Carlos Roberto, de Amantina, será Responsável Internacional da Fraternidade Jesus Caritas

Padre da Diocese de Marília assume Fraternidade Internacional
Padre Carlos será responsável internacional por Fraternidade

Marília - O padre Carlos Roberto dos Santos, que nasceu em Adamantina e atua na Diocese de Marília, será o primeiro brasileiro como Responsável Internacional da Fraternidade Sacerdotal Jesus Cáritas.

Ele recebeu 26 dos 33 votos durante a XII Assembleia Geral da Fraternidade, que aconteceu e, Buenos Aires, Argentina, no sábado.

“Não imaginava ser eleito não”, relata o sacerdote. “Faz pouco tempo que fui eleito o Responsável para as Américas, e ainda falta este ano e mais três anos…. nem pensava isto”, revelou o sacerdote.

Dedicação à Diocese

É a principal função em uma fraternidade que reúne párocos de diferentes países. Promove modelo de espiritualidade de Charles Foucauld, religioso que o Papa Francisco canonizou em 2022.

Envolve dedicação permanente à Diocese onde os padres atuam, congregação de párocos em atividades e atenção à população com mais necessidades.

Após a eleição, padre Carlos comunicou ao Bispo da Diocese, Dom Luiz Antonio Cipolini. Sua eleição e a nova função. É uma atividade que provoca compromissos e movimentação a diferentes pontos. Recebeu apoio

 “Parabéns Pe. Carlos. Jesus abençoe sua missão como Coordenador Internacional para a Fraternidade Sacerdotal Jesus Cáritas. Conte com minhas orações e reze por mim”, disse Dom Luiz, em mensagem.

Padre da Diocese de Marília assume Fraternidade Internacional
Eleição entre religiosos: Padre da Diocese de Marília assume Fraternidade Internacional

Fraternidade Internacional

Em janeiro de 2018, durante encontro em Londrina, padre Carlos tornou-se Responsável Nacional da Fraternidade Jesus Cáritas.

O cargo o levou a retiros e formações em diversos lugares do Brasil. Ainda assim, manteve vínculo na Diocese e em 2021, padre Carlos, assumiu a Paróquia Santo Antônio de Pádua em Adamantina. Ficou 11 meses.

Em janeiro de 2022, pediu a Diocese autorizou a substituição por José Carlos Vicentin. Padre Carlos passou a residir com outros padres na “Casa da Fraternidade Jesus Cáritas”, em Goiás.

Em setembro daquele ano, durante a III Assembleia Pan-Americana, em Córdoba, na Argentina, tornou-se Responsável Continental da América.

“Meditei bastante, e me confiei inteiramente em Deus. Se ele me chama, creio que me ajudará a cumprir esta missão. Me abandono nas mãos de Deus: eis-me aqui, Senhor. E assim foi meu sim na hora da eleição”, finalizou padre Carlos.