Marília - O padre Carlos Roberto dos Santos, que nasceu em Adamantina e atua na Diocese de Marília, será o primeiro brasileiro como Responsável Internacional da Fraternidade Sacerdotal Jesus Cáritas.
Ele recebeu 26 dos 33 votos durante a XII Assembleia Geral da Fraternidade, que aconteceu e, Buenos Aires, Argentina, no sábado.
“Não imaginava ser eleito não”, relata o sacerdote. “Faz pouco tempo que fui eleito o Responsável para as Américas, e ainda falta este ano e mais três anos…. nem pensava isto”, revelou o sacerdote.
Dedicação à Diocese
É a principal função em uma fraternidade que reúne párocos de diferentes países. Promove modelo de espiritualidade de Charles Foucauld, religioso que o Papa Francisco canonizou em 2022.
Envolve dedicação permanente à Diocese onde os padres atuam, congregação de párocos em atividades e atenção à população com mais necessidades.
Após a eleição, padre Carlos comunicou ao Bispo da Diocese, Dom Luiz Antonio Cipolini. Sua eleição e a nova função. É uma atividade que provoca compromissos e movimentação a diferentes pontos. Recebeu apoio
“Parabéns Pe. Carlos. Jesus abençoe sua missão como Coordenador Internacional para a Fraternidade Sacerdotal Jesus Cáritas. Conte com minhas orações e reze por mim”, disse Dom Luiz, em mensagem.
Fraternidade Internacional
Em janeiro de 2018, durante encontro em Londrina, padre Carlos tornou-se Responsável Nacional da Fraternidade Jesus Cáritas.
O cargo o levou a retiros e formações em diversos lugares do Brasil. Ainda assim, manteve vínculo na Diocese e em 2021, padre Carlos, assumiu a Paróquia Santo Antônio de Pádua em Adamantina. Ficou 11 meses.
Em janeiro de 2022, pediu a Diocese autorizou a substituição por José Carlos Vicentin. Padre Carlos passou a residir com outros padres na “Casa da Fraternidade Jesus Cáritas”, em Goiás.
Em setembro daquele ano, durante a III Assembleia Pan-Americana, em Córdoba, na Argentina, tornou-se Responsável Continental da América.
“Meditei bastante, e me confiei inteiramente em Deus. Se ele me chama, creio que me ajudará a cumprir esta missão. Me abandono nas mãos de Deus: eis-me aqui, Senhor. E assim foi meu sim na hora da eleição”, finalizou padre Carlos.