Marília - O curso de Direito da Universidade de Marília (Unimar) adotou metodologia que usa paródias musicais para estimular criatividade e aprofundar aprendizado em criminologia.
A proposta é iniciativa do docente e procurador da República Jefferson Aparecido Dias, incentiva os alunos a traduzirem conteúdos densos em canções e paródias. A prática, inclusive, transforma o aprendizado e fortalece participação nas aulas, de acordo com o docente.
Jefferson Dias explica que o modelo surgiu para o processo de aprendizagem fique mais lúdico e, assim, com maior engajamento.
“O objetivo é que os alunos aprendam e expliquem temas atuais de criminologia, que são densos, com muitas teorias e assim, no início, assustam os estudantes”, diz.
Mas o resultado mostra que as paródias e canções repercutem no aprendizado em Direito e criam boas surpresas. “Afinal, eles superam as expectativas. Todos deram um verdadeiro show”, conta.
Ainda segundo o docente, o próximo passo é garantir que essas criações musicais tenham continuidade e impacto permanentes no ensino de Criminologia.
Eternizar experiências
“Agora pretendemos criar um repositório para eternizar essas experiências. Servem de inspiração para outros alunos superarem limites e explorarem novas formas de ensinar e aprender.”
Os alunos de primeiro termo no curso de Direito, recém-chegados, já conseguem transmitir temas complexos com a leveza de paródias e canções.
A acadêmica Jaqueline Martins, participante da iniciativa, revela como a paródia conduziu sua turma a novos níveis de entendimento.
“Foi maravilhoso, porque a dificuldade da matéria foi superada com essa atividade lúdica. A gente se soltou, aprendeu mais, se aprofundou no tema e no ritmo musical. No começo, estávamos com vergonha de nos apresentarmos, mas foi surpreendente e muito bom compartilhar esse momento com os amigos, com descontração. Foi sensacional”, comemora.
Vivência coletiva
A atividade facilitou a fixação do conteúdo e, ainda promoveu uma vivência coletiva e criativa. Rompeu barreiras entre teoria e prática.
Ao permitir que alunos do primeiro termo elaborem, com leveza, conteúdos complexos, o curso fortaleceu um ambiente de aprendizagem ativo e colaborativo. Processo que vai desde conceitos e teorias até o uso de inteligência artificial,
A proposta representa um exemplo claro de como a Unimar inova na formação jurídica. Abrindo espaço para metodologias que valorizam a participação do aluno. E, além disso, permite a interdisciplinaridade e a construção de um aprendizado significativo.