
A paróquia da Sagrada Família, uma das mais tradicionais de Marília, divulgou nesta quarta-feira um vídeo em que o padre José Carlos Dias Tóffoli explica a decisão de não retomar atividades presenciais na igreja: uma escolha do conselho para evitar transmissão do coronavírus entre fiéis.
A mensagem rebate notícias falsas e críticas sobre a decisão de adiar a retomada de celebrações presenciais.
“Os membros da comunidade foram colocando a situação da nossa igreja. Ela não tem nenhuma ventilação, ela é um caixote, só temos uma porta de entrada que também é uma porta de saída, depende do ar condicionado, o que não é aconselhável ser usado”, diz padre Carlão, como é conhecido.
O pároco destaca que a decisão não é pessoal e que mesmo no caso em que padres solicitam afastamento dos eventos para evitar riscos – caso de religiosos em grupos de risco – padres mais jovens da Diocese se colocaram à disposição para as celebrações.
“O duro é a gente ouvir algumas pessoas que não compreendem este momento e fazem críticas sem ter fundamento ou não procuram o real momento de não estar havendo celebração presencial.”
A mensagem diz ainda que uma nova reunião a ser realizada na última semana do mês vai discutir a situação. Explica que a medida foi encaminhada à Diocese e recebeu apoio do bispo diocesano, Dom Luiz Antonio Cipolini.
“Gostaria que os membros da nossa comunidade que procurassem essas pessoas que vão comentando pelos facebooks da vida e fazendo as críticas e esclarecessem, para que realmente essas pessoas façam uma análise melhor, tenham dados concretos antes de ficarem falando mal e fazendo críticas.”
O pároco lembrou ainda que entre 70% a 80% dos fiéis são idosos e pessoas em grupo de risco.
“Quero dizer que eu estou sofrendo muito por não estar constantemente presente, podendo dar essa assistência que gostaria a toda a nossa comunidade. Mas nós estamos aqui, sempre nas nossas missas online, lembrando de todos.”
Veja abaixo a mensagem