O pediatra George Luiz Thomé, de Marília, reagiu à onda de vídeos com o desafio de farinha, uma brincadeira que já atraiu muitos famosos, para divulgar um alerta: a brincadeira embute riscos graves e deve ser evitada.
Na brincadeira, que geralmente envolve três pessoas, desafios são lançados e a cada vez um participante tem o rosto mergulhado em um prato com farinha de trigo.
“O risco é uma aspiração da farinha e ter uma pneumonia aspirativa, para quem tem bronquite ou asma pode também desencadear uma crise de broncoespasmo”, disse o pediatra ao Giro Marília.
Em suas publicações, ele alerta que os casos podem levar a situações graves até em situações de internação. Ele lembra que já atuou em casos semelhantes em atendimento de emergência.
“Já atendi pneumonias aspirativas na época em que trabalhava em pronto socorro por aspiração por talco. Por tanto para criança principalmente há um risco real de aspiração”, explica o pediatra.
Formado em Medicina pela Universidade Iguaçu em 1989, George Thomé é Especialista em Pediatria pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Pediatria (1996), George Thomé mantém há décadas uma clínica de atendimento na avenida Pedro de Toledo..
Atuou como médico Pediatra Socorrista do Pronto Saúde/ Santa Casa de Marilia ( 1996), pediatra em Pompeia (1994), diretor de Auditoria e Controle de DHS Pompéia (2000), médico autorizador AIH/Alto Custo, DRS Marília (2010).