Marília

Perdeu a biometria? Sem desespero, veja medidas para regularizar título

Perdeu a biometria? Sem desespero, veja medidas para regularizar título

O prazo para cadastramento biométrico obrigatório terminou nesta quinta-feira, 19, às 18h para 319 cidades do estado de São Paulo, incluindo Marília. O prazo não será estendido, mas moradores que perderam o registro não devem se desesperar.

Os títulos serão cancelados, mas é possível recuperar os documentos. No período entre 2 de Janeiro e 6 de Maio, os eleitores ainda podem procurar o agendamento, além do atendimento do Cartório Eleitoral após o recesso, e fazer a regularização.

É necessário levar um documento original com foto, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e título eleitoral, se tiver.

Após o final do prazo, em maio, o título só poderá ser regularizado em Novembro e o eleitor não poderá votar nem ser votado. Haverá multa de R$ 3,51.

O cancelamento dos títulos será feito pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) após envio das informações dos cartórios municipais e tribunais eleitorais dos estados

A consulta da situação eleitoral pode ser feita através do site do TRE ou pela Central de Atendimento ao Eleitor do TRE-SP, no telefone 148.

Ainda que não implique em situação definitiva, os eleitores que tiverem os títulos cancelados estão sujeitos a problemas. Até que façam a regularização não vão conseguir emitir passaporte; emitir documento de identidade; fazer matrícula em instituições de ensino; assumir cargos em concursos ou emitir o CPF