A enquete lançada pela Prefeitura de Marília para uma votação popular sobre a abertura do comércio na cidade recebeu até a manhã desta segunda-feira pouco mais de 15 mil votos e às 10h apresentava um resultado apertado: 51% a favor e 49% contra.
A enquete foi lançada em meio à polêmica sobre a classificação na cidade no plano estadual de flexibilização da quarentena e retomada das atividades econômicas. A pesquisa fica no ar por mais quatro dias, até a véspera de novo anúncio do governo estadual sobre a flexibilização na cidade e região.
A Prefeitura promove uma batalha judicial contra o governo do Estado para resistir às restrições excessivas. O governo defende que a cidade mantenha fechados o comércio em geral, shopping centers e serviços. Autoriza apenas atividades essenciais.
A cidade já contrariou as regras estaduais duas vezes. Na primeira adotou regras próprias para abrir até salões de beleza e academias. Teve que mudar as leis por ordem judicial.
Na segunda vez, conseguiu no dia 10 uma liminar para definir as regras e mesmo depois de ser classificada na faixa vermelha, conseguiu manter a cidade na faixa laranja.
Para votar, basta acessar a página da prefeitura no Facebook