
Um projeto de pesquisa de mestrado vai oferecer avaliação gratuita em fisioterapia para pacientes em recuperação de casos de AVC (Acidente Vascular Cerebral) em Marília.
O projeto atinge pacientes com idade acima de 18 anos e envolve análise de mobilidade funcional, marcha, equilíbrio, força, propriocepção, memória e reflexo desses pacientes.
“A avaliação ocorrerá em um dia e não terá custo, com o intuito de beneficiar indivíduos que tiveram AVC, mas que não têm recursos para ser avaliado por um profissional na área”, explica a fisioterapeuta Gabriela Barbosa Pires, responsável pelo estudo.
Para participar da pesquisa é necessário ter diagnóstico de AVC há pelo menos seis meses ou mais, sem nenhuma outra doença neurológica associada.
O paciente deve ter condições de caminhar sozinho ou com auxílio de muleta, bengala ou andador e conseguir se comunicar sem dificuldades.
A pesquisa começou com uma análise focada em condições de tornozelo e joelho para avaliação de equilíbrio e mobilidade. Mas o estudo mostrou impacto maior.
“Vi a necessidade de avaliar reflexos, mobilidade, equilíbrio e mais condições do paciente como um todo. No início fazia a avaliação com pacientes já em atendimento, mas percebi que havia muito interesse de outros pacientes”, afirmou a fisioterapeuta.
Seja por falta de recursos, espera de chamada para avaliação na rede ou dúvidas, muitos pacientes sem avaliação das condições gerais de recuperação podem se beneficiar com a proposta.
“Durante a avaliação eu explico tudo, o objetivo, como os exercícios testam força, equilíbrio, e eles também esclarecem muitas dúvidas sobre a recuperação”, explica.
A pesquisa é realizada no Centro Especializado em Reabilitação (CEES-CER). Para participar, basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp (14) 99831-3093, para ser marcado o dia e horário para a realização da avaliação.